sábado, 28 de fevereiro de 2009

História dos Alargadores

Essa peça, chamada "akàkakô" pelos Kayapó, é utilizada somente pelos homens. É fabricada da madeira "picó". Faz-se nos bebês um pequeno furo embaixo do lábio inferior. Conforme a criança vai crescendo, esse furo vai sendo alargado. Atinge o ápice na idade adulta, quando o homem é "pai de muitos filhos". O botoque pleno está relacionado à importância da fala. Seu uso ajuda o homem na faculdade da oratória pública e nos cantos cerimoniais, que são a mais alta forma de expressão de um Kayapó.
Desde a década de 70, um importante líder Kayapó tornou-se bastante conhecido dos não-índios: o cacique Raoni Txukarramãe. Com sua férrea disposição na defesa do território e dos direitos indígenas, Raoni viajou pelo mundo sendo recebido por governantes, astros de rock e pelo Papa. Não se pode negar que seu botoque era algo impressionante. Marcava a figura de Raoni na memória. Acima está uma foto recente de Raoni (e seu botoque), que ilustra a capa de um livro sobre os índios Kayapó.
Da mesma forma que o botoque é usado para se falar melhor, os Kayapó acreditam que a capacidade de se ouvir melhor e "entender" a linguagem, é adquirida ao se fazer um buraco na orelha de alguém. Os bebês, de ambos os sexos, têm suas orelhas furadas e à medida que crescem o buraco é aumentado com alargadores de madeira, até atingir 2 a 3 centímetros de diâmetro.

Retirado de: www.iande.art.br/boletim014.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário